top of page

Projeto Rios visa a participação social na conservação dos espaços fluviais, procurando acompanhar os objectivos apresentados na Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e contribui para a implementação da Carta da Terra e da Directiva Quadro da Água.

Foi lançado na Catalunha em 1997, sendo adaptado e promovido em Portugal, desde 2005, pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental, Associação de Professores de Geografia, Liga para a Proteção da Natureza e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O Projeto Rios tem como principal objetivo implementar um plano de adoção e monitorização de 500 metros de um troço de um rio ou ribeira, de modo a promover a sensibilização da sociedade civil para os problemas e a necessidade de proteção e valorização dos sistemas ribeirinhos.

Com a aplicação prática deste projeto é possível aprender a valorizar a importância das linhas de água, implementar uma rede local e nacional através da observação, monitorização ou vigilância, visando a conservação e adoção de diferentes troços de rios.

O público-alvo é o mais alargado possível: escolas (todos os níveis de ensino), empresas, grupos de escuteiros, associações/grupos culturais, lares/centros de dia, grupos de amigos, famílias e população em geral.

bottom of page